Quinta, 24 de Junho de 2021 20:38
(45)99934-2671
Saúde Tocantins

Dia Mundial do Doador de Sangue movimenta parceiros para estimular doações

Hemocentro Coordenador de Palmas realiza diversas ações para captação de sangue no dia do Doador

11/06/2021 17h30
4
Por: Carlos Zaffari Fonte: Secom Tocantins
Dia do Doador de Sangue quer estimular as doações - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Dia do Doador de Sangue quer estimular as doações - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

A Hemorrede Tocantins estará movimentando os parceiros nesta segunda-feira, 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue para ampliar as doações e melhorar os estoques, que estão críticos devido à pandemia do novo Coronavírus.

Durante todo o mês de junho, a Hemorrede realizará agendamentos de coletas programadas e coletas externas. Os interessados podem procurar qualquer Unidade da Hemorrede para realizar os agendamentos. Nesta segunda-feira, 14, está prevista coleta externa, na Unidade Móvel do Hemocentro no prédio do Ministério Público Estadual (MPTO), das 9 às 12 horas.

Esta é uma ação conjunta de diversas instituições para estimular a doação de sangue. O projetoParceiros pela Vidapretende estimular os servidores do próprio MPTO e suas associações, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Sebrae e Justiça Federal a realizarem doações de sangue. Os interessados devem agendar a doação pelo telefone (63) 99100-0921.

No mesmo dia, outra iniciativa será realizada na sede do Hemocentro Coordenador de Palmas, às 9h30, onde os funcionários das empresasCopiadora ExataeFármacia Unicomestarão realizando suas doações.

Cadastro de Medula

Já no Palmas Shopping, a equipe do Hemocentro estará realizando cadastro de medula óssea. A ação que se estende até o dia 17 de junho, das 13 às 17 horas. Os interessados podem procurar o local, desde que estejam em bom estado de saúde, não sendo necessário estar em jejum, além de possuir entre 18 e 55 anos. Mais informações no telefone (63) 3223-1100.

Para responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes o engajamento das instituições públicas e privadas está ajudando a manter os estoques de sangue, mas a população em geral deve ajudar. “Necessitamos destas ações o ano inteiro, quanto mais pessoas doarem sangue, mais vidas podem ser salvas. Conclamamos a sociedade a ajudar nesta causa, doar sangue salva vidas!”.

Dia do Doador de Sangue

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância deste ato. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.