Da Redação
Santa Tereza do Oeste – “De uma hora para outra a situação se agravou bastante”. O desabafo em tom de surpresa é da secretária de saúde de Santa Tereza do Oeste, Gracieli Apolinário. A declaração foi dada no começo da tarde desta sexta-feira (11), diante da confirmação simultânea de cinco novos casos de coronavírus. Até ontem eram apenas dois pacientes ativos no município.
O resultado dos exames deixou sinal de alerta amarelo no Centro de Saúde da cidade. É que a tendência é de que nos próximos dias haja uma ligeira alta nos pacientes contaminados. O prefeito, Elio Marciniak, o Kabelo, teme que a situação saia do controle e chegou a fazer uma reunião de emergência. Ele ouviu as equipes de fiscalização e técnicos da saúde para identificar pontos frágeis no processo de contenção da doença.
No feriado de 07de setembro, muita gente viajou, inclusive para fora do estado. Outros passaram o descanso em praias da região, em contato com pessoas de outras regiões. Além disso, a reportagem do Jornal ABC, apurou que houve um relaxamento nas normas de distanciamento social e no uso de máscaras.
Segundo a secretária, Gracieli Apolinário, os principais pontos de risco estão nos bares e nas festinhas de fim de semana. Ela admitiu que deverá ser publicado um novo decreto, já na segunda-feira, com o retorno de medidas restritivas. A secretaria de Saúde poderá pedir por exemplo, o fechamento temporário desses estabelecimentos incluindo bares, lanchonetes, a realização de cultos e outros eventos sociais. Esse novo decreto também vem para apertar a fiscalização e cobrar o uso de máscaras, do álcool gel e outras medidas.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 17°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 14° Máx. 18°
Sol com muitas nuvens e chuva