Domingo, 26 de Junho de 2022 01:31
(45)99934-2671
Cidades SANTA TEREZA

Começa a funcionar o sistema integrado de abastecimento entre Santa Tereza e Cascavel

Interligação entre as duas cidades foi alternativa encontrada para superar escassez de mananciais disponíveis para atender demanda

10/06/2022 16h06
106
Por: Carlos Zaffari
divulgação
divulgação

Da Redação 

Santa Tereza do Oeste – A Sanepar colocou em funcionamento a rede adutora que transporta água tratada de Cascavel para Santa Tereza do Oeste. Com isso, o abastecimento de Santa Tereza passa a ser interligado com Cascavel através de uma rede de 15,6 quilômetros de extensão. A tubulação foi construída às margens da BR-277. Os tubos possuem 225 milímetros de diâmetro e tem capacidade para transporta 900 mil litros de água por dia. O volume tem capacidade para atender 50% da população de Santa Tereza.

Bombeada por uma estação elevatória, a água sai do Centro de Reservação do Jardim Esmeralda, em Cascavel e segue até os reservatórios de Santa Tereza do Oeste, que ficam ao lado da Paróquia santa Tereza D'Ávila. O volume de investimento é de R$ 5 milhões. Com isso a empresa espera garantir o abastecimento pelos próximos 25 anos.

Com a interligação a Sanepar informou ao Jornal ABC que a captação do Rio Gonçalves Dias foi desativada. Dois poços continuam em operação em Santa Tereza, assegurando 50% do abastecimento. A interligação dos sistemas só foi possível após a captação de água do Rio São José, em Cascavel, entrar em operação. A interligação foi a alternativa mais viável encontrada pela Companhia.  O sistema de Santa Tereza do Oeste não tem capacidade hídrica para atender ao consumo da população. As diversas tentativas de perfuração de novos poços artesianos foram frustradas, pois os poços se mostraram improdutivos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.