Sexta, 20 de Maio de 2022 17:16
(45)99934-2671
Agropecuária MATELÂNDIA

Maximino assina decreto que estabelece Situação de Emergência em Matelândia

A decisão foi tomada depois de um temporal registrado no dia 22 do mês passado

09/05/2022 10h37
132
Por: Carlos Zaffari
divulgação
divulgação

Da Sucursal

Matelândia – O prefeito, Maximino Pietrobon, assinou esta semana um decreto, cujo número é 3570/2022. Ele declarou Situação de Emergência em Matelândia, em decorrência do temporal registrado no dia 22 de abril. O decreto justifica que um laudo do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) apontou que houve rajadas de ventos de até 90 Km/h. Também houve incidência de granizo por cerda de 10 minutos.

O temporal teria causado muitos danos, principalmente na área rural onde várias casas foram atingidas, árvores foram arrancadas e diversas lavouras foram destruídas. “Estamos sensibilizados com o grande volume de prejuízos financeiros e materiais. Entendemos que esse é um momento diferenciado onde a comunidade precisa do apoio do Poder Público e decretamos Situação de Emergência”, explicou o prefeito.

Ele também levou em conta um parecer do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), onde relata que os danos provocados pelo temporal foram intensos. O objetivo decreto é facilitar a vida das famílias que tiveram prejuízos com a tempestade. “Esse decreto facilita a liberação de recursos oriundos do Estado para socorrer a nossa população”, explicou. O decreto também serve como argumento para os produtores que serão obrigados a acionar o seguro para recompor os prejuízos.

Nestes últimos dias a Defesa Civil percorreu a área atingida pela tempestade, procurando ajudar todos que solicitaram atendimento imediato e, após, esteve nas regiões mais afetadas fazendo levantamento dos danos para buscar os recursos possíveis. Importante enfatizar que em casos como este os cidadãos que sofrerem algum tipo de dano devem procurar o mais breve possível por atendimento pela Defesa Civil pelo número (45) 9 8823- 2490.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.