Sábado, 24 de Julho de 2021 10:32
(45)99934-2671
Cidades CORBELIA

Saúde pública de Corbélia serve de exemplo

A justificativa está amparada em uma série de projetos e ações que vão de encontro às necessidades da comunidade.

19/06/2021 08h37 Atualizada há 1 mês
120
Por: Carlos Zaffari
divulgação
divulgação

Saúde pública de Corbélia serve

de exemplo a outros municípios

 Da Sucursal

 Corbélia – Um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Corbélia vem chamando atenção, de forma positiva, em toda a região Oeste paranaense. O município, cujo prefeito é o médico Giovani Hnatuw, vem recebendo atenção primordial no atendimento da saúde pública. O prefeito acompanha, atentamente, o sistema gerencial da saúde e autorizou a implementação de alguns projetos que elevaram, substancialmente, a qualidade no atendimento aos pacientes.

Há quem diga que esse conjunto de ações só pode ser comparado aos serviços oferecidos pelos planos particulares de saúde. Um dos destaques oferecidos pelo Município é o serviço de fisioterapia domiciliar. É que com o agravamento da pandemia a Prefeitura passou a oferecer o serviço como uma alternativa para manter o tratamento. O público alvo é formado por pacientes acamados.

Para receber o atendimento os familiares precisam procurar a unidade de saúde a qual pertence o paciente. É nessa unidade que os profissionais vão elaborar um plano de visitas e atendimento. Depois, as equipes multidisciplinares se deslocam diariamente para atendimento desses pacientes e fazem com que eles possam receber todo o tratamento, que antes era oferecido em clinicas especializadas. A recuperação passa a ser feita de forma mais vigorosa e permite que os próprios cuidadores sejam atendidos e auxiliados.

O programa de fisioterapia domiciliar tem uma importância extrema para a população de Corbélia. Vários pacientes atendidos são idosos. Com a chegada dos fisioterapeutas em casa, é como que uma porta de esperança se abrisse diante dos olhos. Ao acompanhar o atendimento nossa equipe ficou emocionada. A secretária de Cleide dos Santos Messias, não escondeu a satisfação ao nos acompanhar. Ela contou que cada paciente possui um projeto terapêutico especifico. “Antes do trabalho in-loco as equipes fazem um estudo, caso a caso, para aplicar o método mais eficaz a cada paciente”, explicou.

O prefeito, Giovani Hnatuw, conta que fisioterapia domiciliar é de fundamental importância para a recuperação dos pacientes. Isso, segundo ele, serve tanto no atendimento ao paciente quanto na orientação aos familiares. “Quando tem uma pessoa da família passando por uma doença é como se a família toda estivesse doente. Por isso eu determinei que as nossas equipes agissem nessa direção para que possamos levar mais qualidade de vida e esperança”, contou Giovani.

Além de programas como esse da fisioterapia domiciliar, o Município realiza ações especificas. Na terça-feira (15/06), por exemplo, foi realizado um ato de prevenção contra o coronavírus, em gestantes e puérperas. É que os números mostram que há um elevado índice de mortes causadas pelo coronavírus. Na ação da terça-feira, o Município distribuiu máscaras e realizou exames para identificar a presença do vírus.

As coletas de exames foram realizadas para rastreamento de infeções. Assim é possível identificar as contaminações quando estão ainda na fase inicial e a partir de então, promover intervenções mais eficazes no tratamento. “É um conjunto que ao ser executado promove um resultado amplo, capaz de dar segurança a toda a nossa comunidade”, contou o prefeito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.