Sexta, 20 de Maio de 2022 17:03
(45)99934-2671
Polícia SANTA TEREZA

Publicado o edital para a instalação de câmeras de segurança em Santa Tereza

O Município vai contratar empresa que forneça todo o serviço de monitoramento para que as imagens auxiliem a segurança pública

14/01/2022 17h24 Atualizada há 4 meses
413
Por: Carlos Zaffari
divulgação
divulgação

Da Redação

Santa Tereza do Oeste – A prefeitura de Santa Tereza do Oeste, publicou nesta sexta-feira (14), a abertura de edital de licitação para a contratação de empresa que vai fornecer e instalar câmeras de monitoramento. O edital também inclui o serviço de armazenamento, gerenciamento e tratamento de imagens em nuvem, com a instalação de uma cabine central, com monitoramento ininterrupto durante 24 horas por dia.

A licitação será feita na modalidade de pregão presencial, com abertura das propostas marcada para o dia 27 de janeiro, às 11 horas. O edital e os anexos poderão ser retirados junto a prefeitura, em horário comercial ou solicitados através do e-mail no endereço: [email protected].

O sistema de monitoramento urbano atende a uma determinação do prefeito, Elio Marciniak, o Kabelo. Aliás esse assunto já vem sendo tratado desde o ano passado. Antes dessa fase de licitação Kabelo se reuniu com representantes da Segurança Publica e entidades da sociedade organizada. O objetivo foi ouvir a sociedade organizada e os órgãos de segurança para que o sistema possa ser otimizado de forma bastante eficaz.

O comando da Polícia Militar, por exemplo, participou desses encontros e ofereceu sugestões. O objetivo do monitoramento é dar suporte para as ações policiais. Estudos mostram que em locais onde estão instaladas câmeras de segurança a criminalidade caiu, drasticamente. Os aspectos técnicos do edital levam em conta estudos de eficiência realizados nos equipamentos que serão instalados na cidade.

O procurador Jurídico do Município, Cesar Lazaroto, que participou do trabalho, ainda na fase de projeto, explicou que ao invés de comprar o equipamento, o Município vai contratar um serviço especializado em monitoramento. Ele diz que assim o sistema poderá ser constantemente atualizado. Esses equipamentos de filmagem serão instalados em pontos estratégicos. Todas as entradas e saídas da cidade, por exemplo, serão monitoradas. Também serão filmados os espaços públicos e alguns pontos considerados específicos para dar resolutividade no trabalho policial.

Entre os equipamentos que deverão ser instalados há câmeras de alta resolução, com capacidade de filtrar e aproximar placas de veículos, mesmo que estejam em movimento.  Outro ponto considerado fundamental é que parte desses equipamentos será habilitada para filmar no modo noturno, com alta definição, mesmo em ambientes de pouca luminosidade. As imagens serão disponibilizadas para os órgãos de segurança

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.